Amazônia: devastação e consumo
8 comentários •
22/10/2008

A cidade de São Paulo é responsável pela compra de cerca de 12 milhões de metros cúbicos de madeira amazônica, representando 23% do total produzido no país e ganhando a primeira posição entre as cidades brasileiras consumidoras. O grande problema, segundo o relatório elaborado pelo Fórum Amazônia Sustentável e divulgado em um evento, é que não se tem controle sobre quais produtos são legais ou ilegais.

Para se ter uma idéia, o estudo acredita que de 80% a 90% da madeira consumida no país tenha origem no desmatamento ilegal. Trocando em miúdos, São Paulo seria a principal responsável pela devastação da floresta amazônica.

E os paulistanos não ajudam muito na situação. De acordo com o Instituto Quorum, que fez um levantamento a pedido do "Guia Exame de Sustentabilidade", cerca de 70% dos moradores da capital desistem de comprar artigos com certificação verde caso encontrem similares não certificados mais baratos. E, para piorar, 47% não deixam de comprar um produto mesmo que saibam que ele é prejudicial ao meio ambiente.

Você acha que é possível modificar os hábitos de consumo da população?

27/10/2009 Geraldo Pessoa - Belo Horizonte - Minas Gerais- diz:Eu acredito sim na mudança no hábito de consumo da população, já vemos iniciativas por parte dos empresários que procuram matéria-prima alternativa que não agrida o planeta. A cadeia têxtil uma das principais poluidoras já possui alterantivas com o algodão orgânico, achei super legal..e já existem lojas e marcas aderindo a isto, a Lupo por exemplo, outra marca que ví e parece ser nova "Camiseteria Ekosfera" onde todas as camisetas são em algodão orgânico, são iniciativas que temos que aplaudir de pé e incentivar.
15/01/2009 Giovana Ferreira - São paulo - São paulo- diz:Bom,esta pergunta parece um tanto ilusória.Não há de maneira alguma possibilidade de que a população tanto brasileira quanto mundial páre ou diminua o ato do consumo.A maioria nem sabe que existe selo de produtos ecologicamente corretos,o que importa é se é barato ou caro.Se a sociedade se desse conta do tamanho do estrago que está ocasionando,talvez pensaria em comparar móveis de madeira legal,ou qualquer outro produto que contenha selos de preservação ao meio ambiente.A onda de empresas e instituições que adotam medidas ecológicas mostra o quanto o slogan do mundo atual de conservação de florestas-como a Amazônia-da biodiversidade da flora e fauna é essencialmente importante para que não se agrve ainda mais o aquecimento global
21/12/2008 EDILMAR LEÃO - GUARULHOS - SÃO PAULO- diz:ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO DE ALGUMA FORMA CONTRA O DESMATAMENTO. SOBREVIVÊNCIA (DESMATAMENTO) Poesia De uma pequena e singela semente Transformo-me em algo majestoso e belo Fornecendo, folhas, flores e frutos diversos Formando uma verdadeira aquarela Desenvolvo ramificações complexas Firmo-me profundamente Em busca de água e alimento Realizo trocas benéficas Fornecendo a matéria orgânica ao solo Em troca de vitaminas essenciais Respiro o ar poluído Em troca do ar puro Realizo a fotossíntese um dos milagres da vida Alimento os pássaros, os animais, as abelhas, os insetos E até mesmo os ditos seres humanos Amenizo ate mesmo as suas dores e ate curo suas doenças Os pássaros me dão prazer No seu majestoso cantar ao amanhecer Os animais me fazem sentir útil E em troca me fazem companhia Às abelhas forneço néctar e em troca Elas me alegram no dia a dia Ate os insetos me dão alegria Formando suas enigmáticas colônias Os seres humanos em troca me fazem cortes profundos Das minhas artérias jorram seivas Que me faz murchar de tristeza Estou sem defesa, procuro de alguma forma Restabelecer-me, mais a luta é desigual Logo vem algo em forma de calor Que são as famosas e destrutivas queimadas Que a tudo destrói: plantas, pássaros, animais, abelhas, insetos E ate mesmo o próprio ser que se diz racional Como lutar essa luta desigual? Parar de germinar seria o ideal? Parar de crescer e florescer? Não fornecer alimentos? Parar de respirar o ar poluído? Deixar de fornecer o ar puro? Não realizar a essencial fotossíntese? Quem terá as respostas? Os pássaros? Os animais? As abelhas? Os insetos? Ou os ditos seres racionais terão E de tão arrogantes e egoístas que são nunca dirão. Autor: Edilmar Leão - (Picos -Piauí ) Técnico em Agropecuária/Escritor Amador Guarulhos/Sp – 21/07/2008 E-mail : leaosantos@itelefonica.com.br Blog.. : leaodopiaui.blogspot.com
14/12/2008 Reinaldo Baptista de Souza - Santo André - SP- diz:Para se mudar certos hábitos é necessário que seja dado bons exemplos, e isso pode se notar que o governo não dá esse exemplo, pois atitudes para se tomar conta de um bem, não só nacional, mas mundial, esta em grande falta pela destruição que vem ocorrendo na Amazônia. No Brasil se fala muito, se crítica muito, mas atitudes que realmente resolvam são logo esquecidas sempre se deixando para depois, ou dizer que não é bom nada ser resolvido no clamor popular. Temos exemplos recentes como o caso que ocorreu em Santa Catarina, anteriormente já houve chuvas que devastaram o estado, no entanto as providências que poderiam ajudar foram deixadas de lado. A floresta esta sendo devastada, as pessoas não tem um bom exemplo, portanto os hábitos da população dificilmente serão mudados pois não existe uma conscientização do real valor que a preservação do meio ambiente representa.
05/11/2008 sueli kolling - rio de janeiro - rio de janeiro- diz:Para que se desenvolva a preocupação com consumo consciente entre os brasileiros torna-se necessário o empenho do governo em campanhas e políticas educacionais. Formar crianças voltadas para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável acredito seja o melhor caminho
01/11/2008 mauro/agrõnomo - FPOLIS - SC- diz:Lamentável...mas num país campeão em impostos(e corrupção),é lógico que a população vai continuar comprando'o mais barato',como p.ex. produtos pirateados!Amazonia?A'economia' TEM que crescer...até matar o planeta e todos nós!abç
29/10/2008 Wagner Pessoa Peixoto - São Paulo - São Paulo- diz:Não é simples esta resposta pois os hábitos inconscientes da sociedade caracterizam o nível de ignorância e egoísmo, reflexo da educação base de toda população. Só haverá mudanças quando os pensamentos modificarem e evoluirem, geralmente depois de traumas ou perdas graves que afete o ego de cada ser.
23/10/2008 Eliane - REGENERACAO - PI- diz:se todos colaborasse tudo seria mais fácil resolver

56 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
38 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
8 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados