Por que as mulheres ainda sofrem agressão?
5 comentários •
27/02/2009

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher convidamos os leitores do Planeta Sustentável a conhecer alguns números sobre a violência contra as mulheres e a pensar no assunto.

É assustador, mas: Uma em cada três mulheres no mundo é ou já foi vítima de agressão!

- Uma em cada cinco brasileiras declara ter sofrido algum tipo de violência por parte de um homem;
- mais de 15% das brasileiras sofre violência doméstica;
- ao menos uma mulher é espancada a cada 15 segundos no país e
- para 28% das mulheres agredidas, a violência se repete.

Das mais de 20 mil denúncias feitas à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), em julho de 2007:
- 59% alegaram sofrer agressões diárias;
- 70% disseram correr risco de espancamento ou morte e
- 57% afirmaram que os agressores faziam uso de entorpecentes.

O que faz com que esse problema persista: baixa auto-estima; dependência financeira; vergonha; machismo; alcoolismo; ciúme; falta de informação; falta de coragem para denunciar; medo do agressor; falta de punição para quem agride; ausência de proteção para quem denuncia?

Afinal, por que as mulheres ainda são agredidas?

09/09/2009 ilda nascimento bueno sales cardoso - jardinopolis - sao paulo- diz:oi eu fui vitima de agressao durante 11 anos e eu apanhava porque era depende financeiramente de meu marido, e tambem nao via outra solução para resolvero meu problema a vergonha e o medo e tambem o medo de ver quem eu amo na cadeia me deixa incapaz de denuncia-lo ate o momento que nao aguentei mais e denunciei fui cuidar de mim de minha auto-estima de meu trabalho e de minha casa e de meus que tenho 5, entao denunciei e conheceia mudar o meu comportamento, e descobri que se trata de comportamento o agressor se acustuma a bater por qualquer motivo porque a mulher nao toma nenhuma postura apos a denuncia tomei as minhas decissoes de mudança e hoje vivo muito com o mesmo marido e com os meus filhos hoje estou montando uma ong chamada CENTRO DE APOIO A MULHER E A CRIANÇA "PROJETO LIBERTAR", e este projeto tenho cetrteza que ira ajudar muitas mulheres e seus ter um futuro diferente porque atraves deste projeto e com minha experiencia de vida posso ajudar o futuro de muitas pessoas o seu futuro e apagar o seu passado e terem uma vida melhor e as crianças e se entregarem as droga e tambem serem futuros agreessores infelismente estou encontrando muita difucildade finaceira para dar procedimento ao meu projeto e preciso de ajuda quem poderá me ajudar peço que se alguem estiver em condiçoes financeiras melhor do que a m inha possa me ajudar finaceiramente somos um grupos de 10 mulheres e dois homens que estamos dispostos a mudar e melhorara vida dessas familias, contato 16 92724988 ILDA.
10/03/2009 André - curitiba - parana- diz:E triste dizer mas mesmo a maioria das mulheres estarem conquistando seu espaço (em muitas areas)algumas ainda se oprimem ao homen talvez seja por amor por,dependencia ...mas não podemos deixar de indagar sobre aquelas que digamos que "gostam" de passar por tal situação e que se desvalorisam e deixam os homens (deveriam inventar uma palavra que se adequase a tais tipos de pessoas)as mesmas acabam se menosprezando e deixando que o homen o faça.
09/03/2009 Sthefanny Milany Cavalcante Vidal - Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte RN- diz:Nos melhures temos que nos amar em primeira vista,antes de se apaixonar e se envolver com um homem, principalmente se se ele for machista,ciumento ao expremo, e ver suas mulheres como propriedade e nao como companheiras,mae de seus filhos.As mulheres que amam sao aquelas que lutam pelas suas causas que batalham pelas suas vidas que denunciam quando sao agredidas que nao se envergonham de assumirem que foram violentas nas suas proprias casa e fazem justiça pelas suas vidas.O melhor a fazer no casa de agreçao e denunciar e sair do convivio daqueles que so as maltratam...Liberdade sim violencia nao!
03/03/2009 alice - salvador - ba- diz:PRIMERO PRECISAMOS GOSTAR DE NÓS MESMAS.PORQUE O AMOR É APENAS UM COMPLEMENTO EM NOSSA VIDA. HOMENS AGRESSORES DEVEM VIVER SOZINHOS ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DO MUNDO PARA SUA PROPRIA SOBREVIVENCIA , TEM MAIS É QUE SENTI PARA DAR VALORES A SUA COMPANHEIRA
01/03/2009 graça - porto alegre - rs- diz:MULHERES AGREDIDAS ESTÃO NUN JOGO DE PODER COM SEUS COMPANHEIROS(ou inimigos?) AGEM ACHANDO QUE DOMINAM A SITUAÇÃO. MUITAS VEZES SABEM QUE ELE É AGRESSIVO E IGNORAM O FATO. FAZEM "VISTA GROSSA",A VERDADE DÓI! CREIO, QUE OS TEMPOS SÃO OUTROS E NENHUMA MULHER PRECISA DIVIDIR O TETO COM HOMENS SEM CARÁTER QUE MANIPULAM,MALTRATAM E AGRIDEM CRUELMENTE SUAS COMPANHEIRAS! É QUESTÃO DE AMOR PRÓPRIO. QUE AMOR É ESTE? ISTO É TUDO MENOS AMOR! APANHAR E ACHAR QUE ISSO É PROVA DE AMOR É BOICOTAR A PRÒPRIA VIDA! O PIOR É QUANDO EXISTEM FILHOS NA RELAÇÃO E OS POBRES CONVIVEM COM ESTE INFERNO EXISTENCIAL,PAGANDO POR UMA ESCOLHA QUE NÃO FIZERAM. TUDO É UMA QUESTÃO DE SABER ESCOLHER O MELHOR PRÁ NOSSA VIDA! VÁ A lUTA CONQUISTE SEUS SONHOS NÂO ESPERE NADA DE NINGUÉM FAÇA ACONTECER COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS É A SUA VIDA! APANHAR? SÓ FLORES NO JARDIM DA VIDA!

56 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
38 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
8 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados