07/11/2007
Eu já estou mudando!!!
SACO DE LEITE VAZIO NÃO É LIXO
POPULAÇÃO CARENTE DE FAGUNDES/PB REUTILIZA O SACO DE LEITE PARA PRODUÇÃO DE MUDAS PARA REFLORESTAMENTO
Olá, meu nome é Eduardo Figueirêdo, estou aqui em primeiro lugar para parabenizar você pelo seu excelente trabalho, e para lhe colocar a par de um trabalho que vem sendo realizado em prol do Meio Ambiente.
O intuito é que você, ou alguém que você indique, possa fazer uma reportagem para divulgar os trabalhos e dessa forma conseguir uma expansão no projeto que pode ser nacional.
Hoje em dia, grande parte da população está preocupada com as agressões ao meio ambiente, e, uma parte dessa preocupada população age da forma como lhe é possível para ajudar.
Um pequeno grupo de pessoas idealizou e está levando a frente um projeto que reutiliza o saco de leite vazio que iria ser jogado ao lixo para a produção de mudas para reflorestamento.
O saco de leite, depois de utilizado o leite, iria ser jogado ao lixo, e como o saco de leite é feito de plástico, e portanto um dos materiais mais difíceis de ser degradado pela natureza, ele, vazio, passou a ser utilizado novamente, criando um novo uso para o que seria de pronto lixo a ser amontoado nos lixões, gerando doenças e pragas quando não devidamente tratado e acondicionado.
A muda que todos querem pegar para plantar em sua rua ou quintal, ou até mesmo em grandes proporções nas chácara, fazendas e áreas de proteção ambiental são produzidas em saco de plástico, aqueles sacos pretos, já feitos de material plástico reciclado, mas também plástico, que demora a ser degradado pela natureza.
O Projeto Saco de Leite Vazio Não é Lixo reutiliza o saco de leite para a produção de novas mudas que irão reflorestar o meio ambiente.
É feito em parceria com a comunidade carente de Fagundes que recebe o Leite para Todos, programa do Governo Federal.
Vale salientar aqui que o Projeto Saco de Leite Vazio Não é Lixo não tem vinculo nenhum com programas do governo municipal, estadual ou federal. Ele é feito exclusivamente pelo trabalho voluntário e abnegado de algumas pessoas que envolvidas na defesa do meio ambiente viram uma solução para quebrar esse ciclo ou pelo menos expandi-lo de forma a otimizar seu uso e prejudicar um pouco menos a natureza.
COMO É O PROJETO
As pessoas carentes que recebem a ajuda do Programa Leite Para Todos da cidade de Fagundes/PB devolvem a embalagem vazio, no mesmo local onde recebem o saco de leite cheio.
O Horto em Campina Grande produz as mudas para reflorestamento já nos novos sacos.
VANTAGENS
Entre outras podemos citar essas principais.
-Um saco de leite a menos nos lixões da cidade.
-Um saco de plástico para produção de mudas a menos nos lixões da cidade.
-Menos produtos químico que seriam utilizados para a produção desses sacos de plástico.
ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NO PROJETO
Como a consciência ambiental é pequena, e depende basicamente de cultura, educação e conscientização, foi criada uma forma sutil de envolver a população carente beneficiária do leite para todos, que a cada cinco sacos vazios recebem um cupom onde preenchem seu nome e endereço e o depositam em uma urna que no fim do mês é sorteado um brinde (já teve liquidificador, ferro de engomar, cobertores, caixas de chocolates, garrafa térmica).
No último mês foram distribuídas inúmeras mudas entre a população de Fagundes, todas já nos sacos de leite reutilizados. E que servirão para reflorestar o entorno do Parque Ecológico da Pedra de Santo Antônio.
Eduardo Arruda Figueirêdo
83-9312-2336
Escritório (eu sou advogado)
Voz: 83-3321-3536
Fax: 83-3321-3049
E-mail: dauf@uol.com.br